quarta-feira, 23 de junho de 2010

E aí está o caramujo africano...




O caramujo africano (Achatina fulica) foi introduzido no Brasil como uma versão do escargot, por volta de 1988, mas depois descobriu-se que a espécie não é comestível e transmite doenças.

Vejam os problemas que geram: causam doenças neurológicas como a meningite, embora dessa não tenha havido ainda registro no Brasil. Mas também pode passar aos humanos o causador da angiostrongilíase abdominal, doença fatal que ataca os intestinos (perfuração e hemorragia interna) e da qual há centenas de casos registrados no país.

Onde pode ser encontrado?
O animal pode ser encontrado em hortas, jardins, plantações e armazéns de grãos. Possui uma significativa resistência à seca e ao frio.

Trata-se de um molusco grande, terrestre e que quando adulto atinge 15 centímetros de comprimento e 8 centímetros de largura, com mais de 200 gramas de peso. A cada dois meses, esse caramujo põe 200 ovos.

Como identificar o verdadeiro caramujo-gigante africano?
Como se sabe, os caramujos em geral gostam de locais úmidos e sombreados. Por isso, ao iniciar a busca do caramujo africano em seu quintal, verifique bem os cantos dos muros, as paredes onde não bate muita luz e os lugares em que possa haver acúmulo de galhos, restos de poda, folhas, madeiras, etc. Também são locais muito propícios os restos de construção, entulhos e, em especial, os tijolos furados.

Como exterminá-los?
Para exterminar os caramujos, mantenha-os dentro de dois sacos plásticos e pise em cima com calçado adequado (tênis ou botas) para quebrar as conchas. Outra alternativa e ferver os caramujos durante 50 minutos.

Após esses procedimentos enterre-os em valas de 80 centímetros, jogando cal virgem em cima dos caramujos mortos nos sacos (cuidado, pois a cal virgem é cáustica e queima, causando danos à pele). Depois cubra a vala com terra.

Atenção: essas valas devem estar distantes de poços ou cisternas. Caso tenha dúvidas sobre o melhor local para cavar a vala, consulte os órgãos de saúde ou de meio ambiente de seu município.

-> Lave as mãos após esses procedimentos!


Uma coisinha a mais...
as pessoas não devem manipulá-lo sem luvas, pois o simples contato pode causar o contágio. Não coma, não beba, não leve a mão à boca durante o manuseio do caramujo.

Fonte: http://www.fazfacil.com.br/saude/caramujo.html &
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/829528-caramujos-africanos/

6 comentários:

  1. aa obrigada lívia (: realmente é difícil de matá-los IAHEUA meu pai costumava jogar sal neles para desidratá-los, mas esse procedimento parece ser mais eficiente; está ótima a matéria, parabéns!
    ISIS MOCNY COUTINHO

    ResponderExcluir
  2. De nada! Achei esses procedimentos muito radicais e não sei se são eficientes, mas... foi o que achei nos sites!! rsrsrs:)

    ResponderExcluir
  3. e o sal? acaba com eles?ou é só uma mentira

    ResponderExcluir
  4. O sal faz com que eles percam água para o meio e morram desidratados.

    ResponderExcluir
  5. Nossa meu marido é africano encontrou vários caramujo e falou que é de comer. Mais rápido possível foi pesquisar e descobri nessa página que esse caramujo não é comestível! Eca...Eca...Ele tinha acabo de limpar os bichos. Que nojo! Cada cultura que dá até medo!

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus, ele fez tudo sem luvas! O que posso fazer agora pra ele não ter problemas de saúde? Help...

    ResponderExcluir

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo